top of page

As Águas Sagradas da Umbanda

Atualizado: 18 de nov. de 2020

Água, alimento vital, energético, mágico e indispensável.

A água é o componente que aparece em maior quantidade na superfície do nosso planeta Terra.

A água cobre cerca de 71% da crosta terrestre. Forma os oceanos, os rios e as chuvas. É parte integrante de todos os organismos vivos, estando presente em todos os alimentos e em 70% do corpo humano, e contribui para as ações do nosso metabolismo.

A circulação da água nos ecossistemas produz-se através de um ciclo que consiste na condensação, precipitação, transpiração, infiltração e evaporação.

É uma fonte inesgotável e poderosa de energia. Na espiritualidade, ela é amplamente usada e estudada.

Para o decodificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, a ação magnética produzida pelo agente encarnado (magnetizador), tanto pode produzir uma modificação nas propriedades da água, quanto no tocante aos fluidos orgânicos (bile, linfa, líquido cefalorraquidiano, saliva, suco gástrico, sangue total, entre outras).

O Espírito Lísias explica para André Luiz que:

"… a água é veículo dos mais poderosos para os fluidos de qualquer natureza. Aqui (em Nosso Lar), ela é empregada sobretudo como alimento e remédio".


Para o Espírito Bezerra de Menezes,

"...a água, em face da sua constituição molecular, é elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada. Quando magnetizada e ingerida, produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora".

A água na espiritualidade é um dos elementos naturais mais receptivos, com uma energia altamente atratora e condutora. Ela é utilizada principalmente pelos Guias Espirituais nos momentos em que há a necessidade de realizar grande limpeza, purificação e energização de nosso corpo astral e de nossa casa.

A água é purificação, limpeza, energização, imantação, cura e vida.


Na Umbanda, a relação com a água é sagrada. Presente em todos os rituais, na preparação de banhos, na confecção das quartinhas, elas dão vida para as energias dos Orixás.

A utilização das águas tem relação, também, com a sua origem, seu campo de atuação.


Desta forma, separamos os tipos de águas mais utilizados e descrevemos sua aplicação na Umbanda e no Tratamento Espiritual.

ÁGUA DE MAR

É uma poderosa fonte de limpeza e energização. Ao mesmo tempo que limpa energias negativas, miasmas e larvas astrais, recompõe o campo áurico. Muito utilizada na elaboração das quartinhas, banhos de limpeza e purificação.

A composição química da água do mar é maravilhosa! Possui minerais como o sódio, potássio, iodo, zinco, silício e magnésio, que são muito importantes para a regeneração celular e a hidratação da pele e ajudam a reduzir a perda de água pela pele. Tem ação desinfetante e antisséptica, sendo por isso muito eficaz no alívio dos sintomas da psoríase e do eczema, e na melhoria da acne, problemas respiratórios e muitas outras aplicações terapêuticas. Melhoras as vias respiratórias, acalma, diminui a ansiedade e as doenças reumáticas. Saudemos Iemanjá, dona deste reino.

ÁGUA DE CACHOEIRA e RIOS

A pureza da composição das águas da cachoeira e dos rios também contribui muito para o equilíbrio do médium. Limpa o campo áurico, equilibra os campos de energia, diminui a ansiedade, limpa cristais e ativa as energias.

A cachoeira é um ponto vital de energia e, por essa razão, lá são administrados os batizados dos médiuns de Umbanda. Trabalha com a energia dos Orixás Oxum e Xangô.

ÁGUA DE MANGUE

As águas dos mangues, além de abrigar inúmeras espécies animais e vegetais, possuem importantes funções ambientais.

São águas com uma carga energética de renovação, de geração e com um campo magnético muito denso. Ideais para serem utilizadas em banhos de limpeza e nas quartinhas do Orixá Nanã.

ÁGUA DE POÇO

O banho da água de poço é excelente para tratar de doenças físicas. É excelente nos casos de doenças, tanto no corpo espiritual como no corpo astral, pois tem uma grande energia de transmutação. Imantação de Nanã, pois trabalha a resistência e a força mental. Atrai paciência e sabedoria.

Essa água está em contato com a terra, que é o agente mais poderoso de regeneração física, absorvendo a energia ruim da área afetada, colocando em seu lugar uma energia boa.

A cura se processa graças a uma troca de energia devido a interação entre os componentes físico, químico e energético que a terra oferece. Saudemos o Orixá Obaluayê.

ÁGUA DA CHUVA

A composição da água das chuvas já esclarece sua utilização para limpeza e purificação. É a água que entrou em estado de vaporização e absorve toda a energia do ar, quando novamente entra em outro estado de mudança e retorna ao estado líquido, caindo do céu sobre a terra. Por isso é utilizada justamente nos momentos em que precisamos de mudança. Excelente para banhos de descarrego e limpeza de ambientes. Atua na vibração de Nanã e de Yansã.

ÁGUA DE MINA

É aquela água que corre, constantemente, entre as pedras, que inicia e dá origem ao leito de um rio, uma nascente. Imantação presente nesse habitat é a de Oxum e Nanã. Uma água que atrai força, vitalidade e boas vibrações.

ÁGUA DE ORVALHO

É um fenômeno físico recorrente da umidade. O orvalho é o resultado da condensação de vapores d'água presentes no ar em forma de gotículas, quando entram em contato com superfícies com temperatura mais baixa. É uma benção poder recolher esta água. Imantada pela energia de Oxalá, deve ser recolhida das folhas ao amanhecer. Ela atrai calma, paciência e fecundidade.

ÁGUA MINERAL

São as águas puras, provenientes de fontes naturais que possuem em sua composição química a pureza para a utilização doméstica e a confecção de remédios.

ÁGUA FLUIDIFICADA

É uma água acrescida de fluidos curadores. A água é amplamente utilizada para trabalhos espirituais. A água pode ser fluidificada através de passes magnéticos, aplicação das cores, energização com cristais e florais, orações direcionadas, energias magnéticas enviadas de espíritos de luz e amor.

A água fluidificada, portanto, é uma água magnetizada, principalmente, pelos Espíritos, contendo, assim, alterações ocasionadas pelos fluidos salutares ali colocados e direcionados para o equilíbrio de alguma enfermidade física ou espiritual.

 
 
 
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Casa de Caridade Gauisa 
Rua São Miguel, 733 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

bottom of page