Imagens - Imantação e Energização
- Casa de Caridade Gauisa
- 26 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Quem entra num Templo Sagrado e não fica emocionado diante do Altar?
Em muitas religiões o Altar é um centro de Força e Energia. No Altar colocamos elementos sagrados e algumas (ou várias) imagens de gesso ou outro material que simbolizam a materialização da fé.
Quem ama a UMBANDA, realmente se emociona diante de um Gongá. E nesse Sagrado local se encontra diversas imagens, normalmente feitas em gesso, pintadas minuciosamente, com detalhes de cada Entidade de Luz, ou dos Santos que tem o sincretismo com os Orixás da Umbanda.
Normalmente essas imagens nos trazem uma paz linda, mesmo se você apenas parar diante delas e fazer suas orações, suas lamentações, seus pedidos. Nos parece que estão ali, para nos ouvirem, aguardando o nosso momento de comunicação. Ali falamos dos nossos desesperos, tristezas, alegrias, agradecimentos, lamúrias, desabafos, para nos estender a mão e levar a luz de Deus ao nosso encontro. Isso claro para quem tem fé.
O culto às estátuas e imagens faz parte de uma necessidade humana. Nós somos seres muito visuais, muitas vezes precisamos ver para crer, por isso, para alimentar a nossa fé, ver a entidade em nossa frente facilita a nossa conexão com a força divina. É a concretização da nossa fé nossantos, entidades, orixás e tudo aquilo que é cultuado na Umbanda é uma forma de fortalecer a nossa comunicação.
Isso não representa idolatria, nós umbandistas sabemos que a descrição física da imagem pode não ser fiel o que importa é a representação da energia e da força espiritual que sentimos.
Por isso mesmo que encontramos imagens com diferenças na representação. Mas isso não é importante para a Umbanda, importante é o que aquela imagem representa.
Ter o nosso orixá ou guia mentor representado fisicamente em nossa frente nos ajuda nos ajuda nos trabalhos espirituais, eles criam em nós uma conexão mais forte e verdadeira com as nossas entidades.
As imagens na Umbanda são uma poderosa ferramenta para nos conectarmos à nossa fé
Na Umbanda, os fiéis são orientados a orar sabendo que as imagens e estátuas são apenas objetos de representação feitos pelas mãos de artesãos ou fabricantes de artigos religiosos.
Nenhum umbandista esclarecido acredita que as divindades “moram” dentro da estátua e mantêm seus congás (os altares religiosos da Umbanda) como uma forma de respeito e veneração. Portanto, as imagens na Umbanda são uma fonte de inspiração e fortalecimento da fé e não uma idolatria.
Algumas casas utilizam as imagens como instrumentos de força e energia imantando as imagens e tornando-as mágicas através da IMANTAÇÃO.
O processo de imantação consiste em magnetizar um material que naturalmente não possui características de ímã. Teoricamente, qualquer material pode ser imantado, porém, os materiais classificados como ferromagnéticos, como ferro e níquel, são imantados com mais facilidade.
Podemos imantar objetos, imagens, guias, alimentos, águas, oráculo, búzios, cartas colares, anéis, enfim, tudo pode ser imantado, ou sejaconsagrados através da magia.
Portanto, imantar uma imagem na UMBANDA é um ritual magístico.
Queremos esclarecer que para que a imagem atraia realmente a vibração que representa, ela deverá ser preparada antes, num ritual simples que passamos a descrever.
Lave a imagem com água do mar, para retirar a vibração que a imagem captou na loja comercial onde foi comprada. Em seguida deixe secar. Use toalha própria para enxugar e pano branco virgem para passar a água com essência, de preferência que represente a vibração do Orixá ou da entidade representada na imagem.
Fure a imagem por baixo, na base, com um punhal virgem ou que tenha somente essa função, fazendo um orifício de aproximadamente trêscentímetros de diâmetro.
Antes de iniciar o ritual de imantação das imagens, prepare-se com um banho limpeza,coloque sua roupa branca, defume o ambiente ou acenda um incenso e acenda uma vela com um copo d’água ao lado. Ao terminar o ritual, feche o orifício com a cera da vela e deixe queimar o restante. A vela deverá estar oleada (untada) com a essência que for utilizada (deve ser usada uma vela para cada imagem)
Você pode colocar no orifício feito um elemento que represente o Orixá ou a entidade da imagem. Recomendamos sempre os cristais, pela força natural que possuem. Podem também colocar elementos naturais (favas ou sementes), algodão com óleo essenciais e não dispense o pó de pemba.
Segue os cristais correspondente ao Orixá ou a entidade.
• Oxalá = Quartzo tranparente
• Oxum = Quartzo rosa/Perita/
• Oxóssi = Quartzo Verde
• Xangô = Jaspe marrom
• Ogum = Granada /Rubi
• Iansã = Citrino/ Ágata de fogo
• Obaluaiê = Quartzo branco/ Quartzo rutilado e turmalina negra
• Nanã = Ametista ou ametrino
• Iemanjá = Água-marinha/ Sodalita
• Omolu = Ônix preto — Ônix verde
• Exu e Pombogiras = Ônix preto — Hematita — Turmalina negra
• Crianças = Quartzo Rosa
• Caboclos = Quartzo Verde/ Malaquitas
• Preto Velho = Ônix preto — Turlmina
• Ciganos = Fluoritas
Dentro das imagens também pode ser colocado um pedaço do metal correspondente à vibração.
Adaptação da Casa de Caridade Gauisa