top of page

O Poder da Egrégora

O poder da egrégora que perfaz a Umbanda.


A corrente é a grande força do Templo Umbandista. Tudo gira em torno dela. As egrégoras são estruturas espirituais criadas e mantidas por um conjunto de espíritos. Naturalmente que estão incluídos os Caboclos, Pretos Velhos, Exus e toda hierarquia de guias e protetores espirituais, mestres, anjos e Orixás. Quando falamos de espíritos estamos nos referindo a todos, sejam encarnados ou não. E a egrégora é classificada como “Campo Estrutural Coletivo”. Egrégora é um Campo Estrutural específico, formado pelas vibrações espirituais oriundas de muitas origens. O local que chamamos de Terreiro de Umbanda onde são realizados os trabalhos espirituais não é somente um espaço físico, uma construção.


Além da estrutura material existe uma estrutura espiritual que é mantida por todos aqueles espíritos "Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Exus, etc." e por todos os médiuns, cambonos e participantes do Terreiro. Esta estrutura espiritual é um tipo de campo Áurico com energias densas oscilando entre positivo e negativo dado ao ambiente e pluralidade das pessoas. Ao alimentar a egrégora ela passa a se envolver naquele campo espiritual e imediatamente passa a receber as vibrações espirituais que aquela egrégora (Campo Estrutural do Terreiro) devolve a ela, existe uma troca de energia espiritual constante.


O que é uma Egrégora?


Toda egrégora possui uma forte influência sobre as pessoas que estão ali presentes no Terreiro bem como todas às imagens colocadas no Congá. Por definição, egrégora é formada a partir dos pensamentos e sentimentos de um grupo de pessoas. A somatória dessa emanação de consciência forma uma atmosfera de influência. O que irá determinar principalmente o poder dessa egrégora é o número de pessoas e a intensidade do sentimento.


Dessa forma, a Egrégora formada pode ser negativa ou positiva. Isso depende das pessoas que estão criando e sustentando-a. É a média das vibrações! O que determina uma egrégora positiva ou negativa são às pessoas envolvidas no momento da corrente; se tivermos na corrente um quantitativo de 20 pessoas e 1/2 emanar pensamentos negativos "por exemplo" a egrégora pode ser formada e rapidamente dissipada.


Isto acontece caso não haja constância na emanação. Ou seja, só se mantem caso as pessoas que a criaram continuem sustentando, (fornecendo o combustível) com pensamentos e vibração positiva. Ela fará com que as pessoas que a criaram continuem vibrando nessa determinada frequência. E a vibração predominante no Terreiro, irá influenciar outras pessoas que adentrem no seu local de atuação, a vibrarem nessa mesma frequência. Outro ponto à ser observado é que toda egrégora é formada também por consciências extrafísicas, que por eletromagnetismo possui afinidade com a vibração dos encarnados em questão.


Nós somos o que nós pensamos, e um pensamento positivo cria um egrégora positivo, que aliado, atrai forças positivas que ajudam no dia a dia, no aperfeiçoamento pessoal, social e profissional. É uma evolução gradativa numa constante "reforma íntima".


Para que serve uma egrégora?


Em locais sagrados, os seres de luz trabalham em conjunto com os dirigentes desse plano da realidade para a formação de uma egrégora de amor, cura e crescimento. Os ambientes são inúmeros para se formar uma egrégora sejam nas "igrejas, sinagogas, mesquitas, terreiros, dentre outros ambientes"... Locais sagrados como esses ditos anteriormente possuem egrégoras poderosíssimos, formados pela fé e mentalizações das pessoas envolvidas, que acumulam as energias psíquicas dos "fiéis, consulentes, médiuns" e quando alguém consegue canalizar para si as energias psíquicas acumuladas, provoca o conhecido de superação, exercício pleno da fé e realização de milagre.


Cada pessoa é única em suas emanações para formação de uma egrégora, conquanto, cada vez mais, temos a nítida visão de que há algo além dos nossos olhos físicos ocorrendo em nossas vidas. Não temos mais como negar que existe algo além. Isso é despertar para o que de verdade é real e o que é ilusão. É a expansão da consciência. O termo Egrégora vem do grego, “egrégoro” e significa velar, vigiar.


Esse termo é reconhecido pela Teosofia e por algumas tradições religiosas, especialmente as orientais. É importante salientar que as egrégoras são energias coletivas, energias de massa, formadas pelo pensamento coletivo das pessoas sobre um determinado assunto ou quando essas pessoas estão em um determinado padrão vibratório.


É um campo de energia criado no plano astral, a partir da energia individual de cada pessoa que se perfaz por exemplo em uma gira de Umbanda. Da mesma forma que existem egrégoras do bem, que nos fazem bem, há também as egrégoras negativas, que nos fazem mal, que nos conectam a vários sentimentos ruins, como medo, ira, ódio, entre outros.


Influência das egrégoras em nossas vidas.


O livre arbítrio é um presente que recebemos ao nascer nesta vida, pois é ele que nos permite fazer escolhas e evoluir. É o livre arbítrio que nos faz escolher o lado positivo ou negativo das coisas. Os pensamentos em que vivemos mergulhados nos afetam continuamente, elevando ou baixando nosso padrão vibratório e, consequentemente, nos deixam mais felizes ou saudáveis ou mais angustiados e doentes.


É fundamental manter o seu pensamento operando no modo “positivo”, porque pensamento é energia, e a energia é frequência, e frequência alta é saúde física e emocional.

Neste meu caminhar pela religião de Umbanda, em particular, percebi para que de fato tenhamos uma egrégora áurica voltada para caridade e amor, peremptoriamente, temos que entender que a força de nosso "Chão Sagrado", não vem apenas dos Orixás e Guias que aqui vibram e trabalham, e nem somente dos assentamentos, mas também é resultado da "Firmeza de Pensamento", que as entidades tanto nos pedem, de cada um de seus filhos, pois isso é o que alimenta e engrandece a egrégora, que por sua vez alimenta com sua energia os trabalhos realizados e que mantém nossas afinidades energéticas e ressonância. Na nossa amada religião de Umbanda a egrégora é acessada a partir da caridade a espíritos encarnados e desencarnados.


No realizar de uma "Gira no Terreiro" quanto mais paz, amor, benção, entusiasmo e gratidão, maior serão os benefícios à todos os envolvidos (no plano físico/ mental/ emocional e espiritual). A oração, a reza, o mantra, sejam quais nomes queiram atribuir; uma egrégora é feita sentindo-se os resultados desejados como se já estivesse manifestado.


Palavras, orações, declarações repetidas de forma regular, com intensidade e emoção, criam egrégoras. Pensamentos e intenções repetidos de forma regular, criam egrégoras. Palavras, pensamentos, sentimentos, emoções aliadas à ação potencializam a manifestação da realidade desejada e quanto maior for o benefício à todas as consciências, mais rápido se manifesta.


Considerações finais


Todos somos partes de alguma egrégora, nem que seja uma egrégora de amigos com pensamentos comuns contemplando por exemplo o pôr do sol.. É importante entender um pouco esse conceito de egrégora, e saber que ela em sua natureza não é boa ou ruim, ela apenas o É.


Ademais, em todos os caminhos espirituais e de cura, criamos um poderoso campo chamado "Egrégora de Luz" . As nossas escolhas refletem quem somos, como diz a expressão tão antiga, porém muito sábia: "diga-me com quem andas e eu te direi quem és." . Cabe a nós o poder de uma boa escolha. Os antigos consideravam a egrégora um ser vivo, com força e vontade próprias, geradas a partir dos seus criadores ou alimentadores.


A egrégora é extremamente poderosa e está em todo o lugar, cabe a nós cuidarmos para receber o que de melhor ela tem a oferecer. O amor é a frequência do universo e quando agimos movidos por ele, nosso coração se ilumina. A egrégora bem como a aura humana é uma força energética evolutiva, que reúne todas as nossas informações físicas e metafísicas, que sustenta a vida e caracteriza o ser humano.




Fonte Base Pesquisa: Egrégoras Influências Energéticas na Aura Humana e Ativando o Corpo Energético.

Autor: Roberto Epifânio da Silva

Adaptação Textual: Adil Noah

 
 
 
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Casa de Caridade Gauisa 
Rua São Miguel, 733 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

bottom of page