top of page

Respiração e Mediunidade na Umbanda

Respire fundo, sinta a sua respiração, dê uma pausa e reconheça você, o seu corpo e seu sentimento!


Alguém já ouviu falar que podemos melhorar a nossa qualidade de vida aprendendo a respirar? Isso já não é novidade e sabemos que existem diversas técnicas e práticas que nos orientam a exercitar nossos pulmões e que consideramos fundamentais para a saúde física, mental e espiritual. Através da meditação podemos prestar mais atenção em nossa respiração, o que provoca o envio de uma mensagem de calma, paz e tranquilidade ao nosso cérebro.



A respiração profunda acalma e tranquiliza, pois envia uma resposta fisiológica ao cérebro que liberam substâncias químicas benéficas que são lançadas em nossa corrente sanguínea.


Quando houver muita agitação ao seu redor ou perceber um turbilhão de preocupações em sua mente, procure fazer o seguinte exercício:


• Inspire lentamente, expandindo as costelas com ar por 5 segundos;


• Dê uma pequena pausa por 3 a 5 segundos;


• Expire lentamente, esvaziando o ar por 5 segundos.


Faça isso algumas vezes durante o dia e perceberá um profundo relaxamento em seu corpo e em sua mente, com mais saúde física e mental para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Está ansioso? Pare tudo e respire profundamente! Pronto! Você estará preparado para tomar as melhores decisões diante dos desafios que a Vida nos impõe.


E qual seria a relação desse exercício de respiração com a melhoria das atividades mediúnicas realizadas na Umbanda? Lembrando que atividades mediúnicas não se limitam apenas a chamada “mediunidade de incorporação”, é importante, a partir da respiração profunda, buscar a conexão e a percepção das influências espirituais das entidades e guias de trabalho.


Isso se mostra de grande importância para o aprendizado e desenvolvimento do médium, pois, através da sintonia da respiração, permite silenciar a mente, melhorar a ansiedade e, consequentemente, perceber a sutileza vibratória do acoplamento mediúnico do guia espiritual com o médium. Sendo assim, esse processo se faz de forma leve para o médium e para o guia espiritual. Por isso, saber respirar é muito importante para o desenvolvimento mediúnico!


Assim, são inúmeros os benefícios dos exercícios de respiração, tais como aumentar a concentração, acalmar a mente, desacelerar o ritmo cardíaco, relaxar o corpo, diminuir o estresse, melhorar o sono e diminuir a ansiedade. E, no desenvolvimento da mediunidade, é importante praticar a respiração consciente, através da meditação e contemplação da Natureza.


Por fim, pare, pense e respire...respire profundamente! Respire, pratique e sinta a Umbanda! Porque Umbanda é amor e “O Amor é o caminho!”


Roberto Fernandes

 
 
 

Comentários


  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Casa de Caridade Gauisa 
Rua São Miguel, 733 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

bottom of page